quinta-feira, 11 de março de 2010

Curso de Mídia - 03

Ontem o João Oliver, da DM9, ilustrou todos os conceitos que a Ana passou nos dois primeiros dias.
Ele passou um slide com printscreens de vários softwares que são utilizados para fornecer as estatísticas de audiência, frequência média, afinidades, GRP, etc.
São diversos softwares que se completam, e permitem que você selecione um período, perfil do target, comprar programações, etc.
Todas as pesquisas são padrão. Cabe ao profissional de mídia analizar os dados, propor e defender uma estratégia de divulgação.
Por exemplo, não adianta tentar vender um automóvel que tem como target homens, 35+, classe AB, na MTV. O custo para anunciar na MTV é mais baixo do que para anunciar na Globo. Mas quem assiste a MTV? A grande maioria é o público jovem.

Cada software possui seus meios para conseguir as informações. Pesquisas de até 4 horas com questionários a serem preenchidos, ou com o monitoramento pelo people meter (um aparelhinho instalado em algumas casas, que identifica os programas de televisão assistidos, e corresponde aos moradores da casa. Esses aparelhos são distribuídos em diferentes pontos para obter um resultado amplo.), entre outros.


Também é possível fazer pesquisas personalizadas. Mas claro, tudo tem seu preço, e para a grande surpresa de todos: no Brasil é muito caro. Então as empresas acabam optando por usar os softwares padrões, que suprem bem essa necessidade de pesquisa.

Hoje tem mais =)

Gostou do post? Então vem ver meu blog atualizado em biadesouza.com =D

3 comentários:

Elvis de Moura disse...

Olá bia, sou eu aqui ex-aluno de publicidade.
Como vai você e o curso??
Olha gostei muito do seu blog, do layout!!!As matérias também são muito bacanas!!
Abraço e sucesso!!Eu continuo no ramo das letras, estou na UNIP vergueiro!=]

Monica Uehara disse...

Olá Bia, muito legal seu blog. Agora vou aprender sobre publicidades. rsss

Alex Sandro disse...

Olá Bia tudo bem! assim como vc tbm sou apaixonado pro publicidade e propaganda trabalho na ramo aqui em Blumenau. Gostei bastante do seu blog, percebi que o seu negócio é mídia hhehehe. parabéns continue com excelentes materias, lhe aconpanharei via RSS OK beijus