terça-feira, 9 de março de 2010

Curso de Mídia - 01

No primeiro dia do Curso de Mídia, o presidente do Grupo de Mídia de São Paulo, Angelo Frazão Neto nos deu uma visão geral do conceito.

Mídia é um canal de relacionamento com o consumidor. Pode e deve agregar valores e ideias criativas.
Cada canal tem suas características e deve buscar sempre inovação. Além dos meios estabelecidos, como a TV aberta, TV a cabo, rádio, revista, jornais, cinema, outdoor, etc, novas mídias estão sendo explorados, como a internet, jogos online, celular, jogos de console, banda larga, torpedo, rede social, etc.
A Mídia faz uma análise de informações (geralmente encontradas em institutos de pesquisa, já que seu custo é muito alto), negocia valores (busca sempre o melhor custo), executa a ação, monitora e avalia.
Os planos de mídia variam de acordo com os hábitos do consumidor, e seus meios estão cada vez mais ampliando a forma de distribuição do seu editorial. Por exemplo, o jornal está deixando de ser encontrado somente em bancas, e é distribuído em supermercados e na internet.
A mídia teve diversas mudanças nos últimos tempos. O que era pago é gratuito, o que era estático é dinâmico, o que era exclusivo virou mix-midia, o que era limitado virou ilimitado, etc.

A segunda parte foi ministrada pela Ana Lúcia Guedes, da Borghierh Lowe.

A Ana passou conceitos básicos de Mídia.

A Pesquisa de Mídia se baseia em medição de audiência (IBOPE) e comparativos de custo por mil; e visa um embasamento técnico, credibilidade, conhecimento e qualidade. Se antes a análise era mais generalizada, hoje é focada no consumidor (one-to-one). Mas ainda assim os dados não são muito específicos. São uma amostra do universo que deduz uma tendência, reduzindo riscos.
Audiência é a base das pesquisas de mídia. Pode ser domiciliar ou target (específico).
GRP é a soma das audiências. E TRP é a soma de GRP´s.
Alcance, cobertura ou penetração (no caso de meios impressos) é o número de pessoas atingidas.
Frequência é o número de vezes que a mensagem realmente foi vista.
Distribuição de frequencia é o número de exposições por pessoa.
Frequência eficaz é o número de vezes que a mensagem tem que ser exposta à uma pessoa para que ela absorva o conteúdo. Não há um número padrão, depende do intuito da campanha.
Alcance eficaz é a cobertura no número de frequência atingido.
O Perfil de audiência define o perfil do target.
O IVC (Instituto verificador de circulação) fiscaliza qual a tiragem (peças produzidas) e qual a circulação (peças realmente vendidas ou entregues ao consumidor).

cálculos para definir a frequencia média (TRP / alcance), o custo por TRP (custo / TRP) e o custo por mil ( custo / audiência total).




Na internet há alguns termos diferenciados:
Unique visitors é cada pessoa que visita uma página. O número de visitas é o tanto que ela acessa.
Page view é o número de páginas dentro de um site que são vizualizadas por essa pessoa.
E as impressões contabilizam o número de vezes que a publicidade foi exposta nas páginas.


Para um só dia tá ótimo né! Já dá pra ter uma idéia da importância e da complexidade do trabalho da Mídia. Hoje tem mais!

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