sexta-feira, 12 de março de 2010

Curso de Mídia - 04

Ontem a Adriana Pascale, da Young e Rubicam saiu um pouco da teoria dos primeiros dias e nos mostrou um pouco sobre Planejamento de Mídia no Brasil.
O Brasil é um país muito vasto e com um grande número de habitantes, o que exige diferentes formas de se comunicar com pessoas de regiões diferentes. O PNAD (Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios) é realizado pelo IBGE e tem ótimos dados sobre o Brasil.
Hoje 45% da sociedade pertence à classe C, e representa 40% de compras de celulares e computadores. Até pouco tempo essa classe não era focada. A Casas Bahia é um dos maiores exemplos de como valorizar essa parcela da população.
Com o consumo de computadores, televisões, celulares, vídeo-games, as pessoas almejam novos bens de consumo. Estamos vivenciando a "Geração C", que representa conteúdo, conectado, colaboração e cash. Um vídeo que ilustra muito bem esse conceito, foi produzido pela equipe da TV1 - Rafinha 2.0.
O celular também é um fenômeno recente (por sinal é tema do meu trabalho de Iniciação Científica. Em breve falo um pouco mais sobre esse tema.) que já dominou 72% das pessoas.
A internet está ao alcance de 76% da população, e 22 600 000 de pessoas são usuários ativos (que acessam pelo menos uma vez no intervalo de três meses). A Favela da Rocinha possui cerca de 100 lan houses.
A mídia está explorando progressivamente esses novos meios de comunicação, com blogs, vídeos, jogos online.

Há pouco tempo, a GM desenvolveu uma campanha de parceria com o eBay para testar a venda de carros pela internet. O site permitia comparar preços entre revendedoras e determinar o valor para a troca de veículos.
A Camiseteria cria as estampas das camisetas a partir da inscrição de designers e votação do público que acessa o site. Oferece prêmios para os inscritos, e acaba tendo estampas diferenciadas.

Mas apesar da modernização, a televisão ocupa 60% do share de mídia, enquanto a internet ocupa somente 4%. Para saber quando investir em cada meio, é preciso muita pesquisa. Acompanhar os novos hábitos é essencial.

Segunda-feira tem mais! Hoje é faculdade =P

Gostou do post? Então vem ver meu blog atualizado em biadesouza.com =D

Um comentário:

Escritor Mário Déggas disse...

Ola bia, adorei seu blog
muito pratico.
ja estou te seguindo.
beijos.