quinta-feira, 8 de abril de 2010

Você é o que você veste.

Quando eu tinha uns 8 anos, a professora passou uma crônica muito interessante sobre propaganda, e a mensagem fica latejando na minha cabeça até hoje. Por fazer um tempinho que li o texto, infelizmente não me lembro o título, nem o nome do autor, e por falta de informação não consegui encontrá-lo no Google. Mas a história era mais ou menos assim: dois homens conversavam sobre as mensagens que as pessoas levam em suas camisetas, frases, marcas, produtos, até que passa alguém vestindo uma camiseta totalmente branca. Tentando decifrar o significado disso, chegam à conclusão que a pessoa só pode estar fazendo um manifesto pelo voto em branco.
Comecei a prestar muita atenção no que estava estampado nas roupas que eu comprava, e no que as pessoas usavam. E chego à conclusão que grande parte das pessoas adora exibir a marca de suas roupas (ou no caso de peças falsificadas, das roupas que gostariam de ter =P ). Carregam várias mensagens: boné de uma marca, camiseta de outra, jaqueta com mais uma, calça X com tênis Y. Tem muita gente que me lembra os "homens sanduíche" do centro de São Paulo, que estão sempre comprando ouro.
O que eu acho mais espantoso, é uma marca vender (e muitas vezes ser cobiçada) pelo simples fato de estar estampada no seu produto. Não tenho ideia de como conseguem fazer com que as pessoas desejem anunciar seus produtos, tornando-se quase outdoors ambulantes (tente proibir esse Kassab!), mas só posso admirar, porque dá certo. Só de ver um produto em filmes, clipes musicais, novelas, uma legião de consumidores busca possui-lo, as vendas aumentam e a marca cria uma identidade.
Uma personagem de Gossip Girl comentou sobre uma marca de sapatos, e agora essa empresa abriu uma loja na Oscar Freire onde as pessoas são atendidas uma por vez, com hora marcada (dispensa comentar o valor absurdo que cobram por um par de sapatos). Eles estão gritando: Deseje nossos sapatos, porque só os VIPS podem possuir (ou peça empréstimo, compre no cartão de crédito, mas deseje!!!)!
Não sei vocês, mas acho tudo isso muito surreal.

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3 comentários:

Alex Luna, Tarrask disse...

As marcas de luxo são, basicamente, maneiras que você tem para expressar a quantidade de dinheiro que possui.

Há um conceito econômico para explicar isso.

É o mesmo que está por trás de fenômenos como ter uma piscina, jardins grandes ou muitos empregados em casa: mostrar que pode.

Igor disse...

eu, ao contrário de muitos, nunca gostei de etiquetas nas camisetas - ou marcas estampadas. sou do tipo de usar camisetas brancas ou coloridas mas de preferência sem qualquer nome de loja - nunca gostei de vender o produto dos outros - hehe.
bom tópico
bj

André Galdino disse...

Fetichismo do consumo é algo bem complexo mesmo. Por isso que eu queria ter um time de futebol! As marcas patrocinadoras pagam para ser incluída na camisa do time que por sua vez a vende à preços bem altos.
Convenhamos, quem usaria camisetas escrito Baú da Felicidade, Pirelli, Fiat, NeoQuímica, Bozano, Danone e por ai vai...