quarta-feira, 16 de junho de 2010

O glamour da propaganda

Na época em que fazia teatro, a maioria das coisas me agradava muito (textos, construção de personagens, a escolha da sonoplastia, figurinos, cenário, etc), mas uma coisa me deixava bem injuriada: o tal do ego. Muita pose para (na maioria das vezes) pouco conteúdo.
Eis que na publicidade, encontro a mesma coisa! O que tem de gente que acha que publicidade é glamour, não é brincadeira não... Ser um profissional de sucesso significa (para muita gente) ter troféus e prêmios internacionais (prêmios nacionais nunca são grande coisa...). Claro que isso faz parte do reconhecimento, mas para mim o objetivo da publicidade é vender. Criar uma identidade, uma marca registrada, mas sempre com o objetivo das vendas.
E as coisas não vêm de mão beijada não. Tem que ser criativo com poucos recursos.
Essa entrevista do Washington Olivetto me inspirou neste post.
O cara que é ídolo de muita gente por fazer comerciais que são lembrados por gerações, também teve que usar muita criatividade. Aqui ele conta sobre um dos principais comerciais de sua carreira: do soutien Valisere. Nesse filme, a trilha sonora usada estava em domínio público, porque não tinham verba para criar uma trilha. Pois é... Não é uma agência conhecida e clientes com grandes poderes aquisitivos que fazem um bom publicitário (muito pelo contrário).



Gostou do post? Então vem ver meu blog atualizado em biadesouza.com =D

Nenhum comentário: