sexta-feira, 25 de junho de 2010

Na dança do marketing

Ouvindo: The Beatles
Lendo: "Propaganda de Guerrilha" - Jay Conrad Levinson

Não costumo falar sobre minhas particularidades aqui, mas hoje vou abrir uma exceção. Estou terminando o terceiro semestre da faculdade e há algum tempo estava em busca de estágio. Eis que esta semana chegou o dia tão esperado! A partir de terça-feira vou trabalhar como assistente de marketing \o/
Não foi fácil viu. Pra começar, eu pedi para sair do meu último emprego (a vida às vezes pede a impulsividade =P ) e tinha toda aquela pressão de conseguir um emprego rápido. Ao mesmo tempo, eu não queria trabalhar em outra área além de publicidade (faculdade é um investimento, oras). As entrevistas chegavam. Não sei quantas vezes repeti minha experiência profissional, meus hobbies, e tentei me imaginar daqui 5 anos (fico me perguntando se quem pergunta, sabe responder).
E nesta última entrevista (para assistente de marketing) me fizeram uma pergunta que me deixou com aquela cara de interrogação (ou cara de caneca, como diria a cantora Ana Carolina): se você está cursando publicidade, como você se vê trabalhando com marketing? (era mais ou menos isso =P )
Bom, na faculdade aprendi que propaganda, publicidade e marketing são coisas diferentes. (Como diria um jogador da seleção entrevistado hoje: "uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa." Sou ruim com nomes, mas essa merecia o crédito =P ) A grosso modo, publicidade é "tornar público". É um aviso, sem segundas intenções. Marketing é um estudo de mercado. Ele que vê como vender, para quem vender, quando vender, etc. E a propaganda é uma ramificação do marketing que chega aos nossos olhos, com anúncios, jingles, tudo o que nos provoca o desejo de gastar (muitas vezes, mais do que temos).
Pois bem... A resposta... A verdade é que adoro tudo isso. Adoro esse estudo do público alvo (pra quem vou vender isso? O que ele pensa? Que lugares ele frequenta?), analisar qual o melhor meio para me comunicar com ele, e que forma me comunicar. Tudo isso é muito amplo e quero conhecer tudo!
Marketing vai ser um desafio, porque venho trabalhado com design e o conteúdo da faculdade é mais voltado para a propaganda. Mas que venham os desafios!
Estou muito contente de poder trabalhar com Comunicação!

Ps.: Tá meio tarde pra avisar, mas amanhã tem um evento de Marketing na ESPM com várias palestras, principalmente sobre Marketing Online. Vou com certeza =) (dica do @jvmpublicitario)

Gostou do post? Então vem ver meu blog atualizado em biadesouza.com =D

2 comentários:

Anônimo disse...

Biazinha, eu fiquei muito feliz com esta conquista! Agora só precisamos trabalhar juntos...hauhauhau!
Beijos!

Bia de Souza disse...

Obrigada Mayconzinho!!!! Imagina que divertido! Sabe que isso está nos meus planos =) Bjao!