quinta-feira, 27 de maio de 2010

A culpa é de quem???

Chega uma hora na vida de todo estudante (assim espero) em que ele precisa aplicar aquilo que conhece teoricamente na faculdade. Em alguns casos graves (sofro desse mal) a vontade de trabalhar com o que se estuda é tão grande que você não se imagina mais acordando cedo e enfrentando conduções paulistanas (no meu caso) para exercer outra profissão.
Pois tenta-se dar o primeiro passo: estagiar. O primeiro passo é sempre o mais difícil (acreditar nisso não faz mal) mas precisa ser tanto? Em minha busca por um estágio encontro todo tipo de proposta indecente: estágios que exigem experiência (!?), conhecimento em inúmeros softwares e procedimentos, inglês fluente é o básico que você tem que oferecer, e tudo para ganhar a bagatela de aproximadamente 500 reais (por um período de 8 horas).
Ok, vamos supor que eu não tenha minhas dívidas e viva de amor e fotossíntese. O valor do estágio cobre praticamente só o valor da faculdade (muitas vezes nem isso).
Por outro lado, as empresas oferecem uma remuneração tão baixa, por quê? Pelo que leio, a queixa é comum: a falta de preparo dos estudantes na faculdade. Não posso dizer que isso não acontece. Muitas vezes a instituição de ensino não oferece muito conteúdo, e muitas (mas muitas) outras vezes as pessoas que estão na faculdade não levam nada a sério.
Ensino ruim e/ou aluno ruim, geram remuneração ruim.
Oh Céus... Agora me pergunto: a culpa é de quem???

Gostou do post? Então vem ver meu blog atualizado em biadesouza.com =D

Nenhum comentário: